Open/Close Menu Site da Dra. Carolina Ambrogini, Ginecologista e Obstetra em São Paulo - SP, Especialista em Saúde Feminina e Sexualidade, consultório na Vila Olímpia.
É verdade que o absorvente interno faz mal à saúde íntima
Aqueles dias do mês são rodeados de vários rituais. E cada mulher já sabe como lidar com todos eles. Em meio a esses cuidados, escolher um absorvente que te deixe confortável e que seja adequado ao ciclo é muito importante. Entretanto, é comum pensar que o absorvente interno está longe de cumprir esse papel – já que vários mitos acerca dele são espalhados por aí. Entretanto, saiba que ele tem tudo para se tornar o seu mais novo absorvente preferido, desde que seja usado de forma correta cumprindo as instruções da embalagem. A ginecologista Dra. Carolina Ambrogini desvenda mitos e verdades que rodeiam esse item de cuidados femininos.

Absorvente interno faz mal?

MITO! Assim como qualquer modelo de absorvente, o interno não faz mal à saúde da mulher. Se você respeitar as indicações escritas nas instruções de uso, não haverá nenhum problema. Vale ressaltar que o absorvente interno também não causa cólicas, já que fica parado no mesmo lugar na vagina. “Ele não ‘prende’ o sangue lá dentro, só absorve o mesmo”, comenta a ginecologista.

O absorvente interno tira a virgindade?

MITO! Esse é um dos mitos mais comentados sobre o absorvente interno. As meninas virgens não precisam se preocupar quanto ao uso desse modelo. “A abertura do hímen comporta a passagem do mesmo sem se romper”, explica a médica. Existem três opções de tamanho: mini, médio e super, que devem ser escolhidos de acordo com seu fluxo menstrual. Por ser menor, o mini é o mais indicado para quem é virgem e vai usar pela primeira vez.

O absorvente interno incomoda?

MITO! Se houver dúvidas quanto ao modo de colocar o absorvente, é importante ler as instruções e consultar um ginecologista. Enquanto usa o absorvente, você não deve sentir incômodo ou ardência. Caso isso aconteça, é provável que ele não tenha sido inserido corretamente. A dica é retirá-lo imediatamente e colocar outro na posição correta. Uma maneira prática para inseri-lo é em pé, com as pernas um pouco flexionadas.

Não há risco do absorvente interno vazar?

VERDADE! Sendo trocado no tempo correto, colocado na posição certa e escolhido de acordo com a intensidade do seu ciclo o absorvente interno não deve apresentar riscos de vazamentos..


O artigo acima foi escrito originalmente para o site Só Delas.

Crédito de imagem: Shutterstock

2017 © Carolina Ambrogini

Desenvolvido por S2W