Open/Close Menu Site da Dra. Carolina Ambrogini, Ginecologista e Obstetra em São Paulo - SP, Especialista em Saúde Feminina e Sexualidade, consultório na Vila Olímpia.
anticoncepcional adesivo

Anticoncepcional adesivo: tudo o que você precisa saber sobre o método contraceptivo

O adesivo anticoncepcional é um método hormonal combinado (com estrogênio e progesterona) muito conhecido pela praticidade. Ele é feito com material aderente e resistente, que deve ser colado na pele e, assim, os hormônios são absorvidos e passam diretamente para a corrente sanguínea. Não parece incrível? Segundo a ginecologista Carolina Ambrogini, a eficácia dele é comparada com uso correto da pílula. Vem conhecer mais sobre ele.

Vantagens do anticoncepcional adesivo

A principal vantagem é a praticidade. Ele é ideal para mulheres que costumam esquecer de tomar a pílula ou que se queixam de ter enjoos após a ingestão. Também é uma opção eficaz para mulheres que passaram por cirurgia bariátrica (redução do estômago) e têm dificuldade de absorver os hormônios. No caso do adesivo, a absorção é cutânea.

Como usar o anticoncepcional adesivo

O primeiro adesivo deve ser colocado no primeiro dia da menstruação. No total são três unidades, que devem ser trocadas uma vez por semana. Depois disso, é necessário fazer uma semana de pausa.
A colocação é bem simples: a mulher deve grudar o adesivo em qualquer parte do seu corpo, exceto nas mamas e dobras, por ser mais fácil de descolar. Depois disso, é necessário ficar uma semana com o adesivo, trocá-lo por mais duas semanas, totalizando três trocas por mês. “Na quarta semana, ela retira o adesivo e não gruda outro, período livre de hormônios, para menstruar e reinicia o uso na semana seguinte”, diz a médica.

Se o adesivo se deslocar, pode reduzir o efeito. Porém, de acordo com a especialista, acontece em menos de 5% dos casos. “Quando acontecer, a paciente deve retirar e colar outro adesivo”, indica.

Recomendações importantes

O método é muito eficaz e quase não possui efeitos colaterais. Porém, é preciso dar atenção para algumas recomendações importantes: na hora de colocar o anticoncepcional, repare se a área escolhida tem superfície lisa e não corre o risco de dobrar ou descolar o adesivo, pois isso pode interferir na eficiência. Além disso, as mulheres acima do peso que optarem por esse método, devem ser avisadas sobre a possível redução da eficácia, sendo necessário o uso do preservativo nas relações sexuais.

2018 © Carolina Ambrogini

Desenvolvido por S2W