Open/Close Menu Site da Dra. Carolina Ambrogini, Ginecologista e Obstetra em São Paulo - SP, Especialista em Saúde Feminina e Sexualidade, consultório na Vila Olímpia.
cancer no ovario

Carol, você pode falar um pouco sobre câncer no ovário? Como a gente descobre? Quais são os tratamentos? Tem como prevenir?

ROSELL, 42 ANOS, CAMPINAS(SP)

O câncer de ovário é a oitava neoplasia maligna mais diagnosticada noBrasil en mulheres e mais prevalente após a menopausa. Os fatores de risco são: hereditariedade e condições sociais, com dieta rica em gordura animal e sedentarismo. A pílula anticoncepcional nos protege da doença, porque deixa o órgão em repouso, sem ovulação. O mais perigoso é que esse câncer é assintomático: 75% dos casos são diagnosticados quando já estão em estágio avançado. O médico suspeita de tumor quando faz o toque vaginal es ente o aumento do ovário. Nesse caso, é solicitado uma ultrassonografia, que sugere ou não a presença de um tumor maligno, sendo indicada a cirurgia para a comprovação e, em alguns casos, quimioterapia. A melhor forma de prevenir é ter uma vida saudável e ir ao ginecologista anualmente.


Pergunta e resposta originalmente publicadas na coluna “Consulta Íntima” da Revista Cosmopolitan Brasil.

2018 © Carolina Ambrogini

Desenvolvido por S2W