Open/Close Menu Site da Dra. Carolina Ambrogini, Ginecologista e Obstetra em São Paulo - SP, Especialista em Saúde Feminina e Sexualidade, consultório na Vila Olímpia.
Lavar o cabelo durante a menstruação faz mal

Durante muitos anos, era comum ouvir uma avó ou até mesmo uma tia mais velha falar que algumas atividades, se praticadas na época que estamos menstruadas, podiam prejudicar a nossa saúde e interferir diretamente em nosso fluxo menstrual. Esses pensamentos foram sendo passados de geração a geração e, até os dias atuais, é possível ver que muitas meninas ainda reproduzem essas falas que, na maioria das vezes, são mitos. Se você ainda tem dúvidas sobre o que é verdade ou não no período menstrual, confira nossa entrevista com a ginecologista Carolina Ambrogini para entender mais sobre o assunto.

Por que fatores externos influenciam na menstruação?

Quando estamos para ficar menstruadas recebemos uma grande carga hormonal que está diretamente relacionada aos estímulos que tivemos nesse determinado mês. Por isso, é importante que você tome alguns cuidados e crie hábitos mais saudáveis para conseguir driblar a TPM e os sintomas menstruais. Só em beber bastante água e praticar exercícios físicos regularmente você conseguirá ver uma grande melhora nos sintomas da TPM e, de quebra, ainda deixa seu corpo mais saudável.

É verdade que lavar o cabelo durante a menstruação faz mal?

Entre algumas histórias que escutamos desde que somos bem pequenas é a de que se lavarmos nosso cabelo durante o período menstrual haverá uma alteração em nosso fluxo. A ginecologista comenta: “Claro que não! Isto é um mito! Lavar o cabelo não tem nenhuma relação com o sangramento menstrual”, diz.

As pessoas mais velhas, antigamente, acreditavam que o fluxo menstrual ia aumentar muito se você lavasse seu cabelo enquanto estivesse menstruada, causando até uma hemorragia, dá para acreditar? Então, nada de pânico, essa situação não passa de um mito. Sinta-se livre para tomar banho e deixar as madeixas cheirosinhas da maneira que quiser quando estiver no período menstrual, combinado?

Mulheres que convivem menstruam juntas?

Mesmo que não exista uma comprovação científica para isso, é comum que mulheres que convivem com frequência tenham  o ciclo menstrual em sincronia, ou seja, acabam menstruando todas na mesma época. A explicação mais plausível é que mulheres que convivem muito tempo  estão expostas aos mesmos estímulos externos, ou seja, isso faz com que o organismo se adapte e a menstruação aconteça na mesma época.

Mulher engorda no período menstrual?

Muitas meninas afirmam que sempre quando estão menstruadas acabam aumentando alguns quilinhos, mas é interessante ressaltar que não é exatamente isso que acontece. Na verdade, por conta da grande quantidade de hormônios presentes em nosso ciclo menstrual ocorre um inchaço na região abdominal, que não tem a ver com aumento de gordura.

2018 © Carolina Ambrogini

Desenvolvido por S2W