Open/Close Menu Site da Dra. Carolina Ambrogini, Ginecologista e Obstetra em São Paulo - SP, Especialista em Saúde Feminina e Sexualidade, consultório na Vila Olímpia.
jeito certo de lavar calcinhas

Você sabe se o jeito certo de lavar calcinhas?

Todas as mulheres sabem que é preciso seguir diversos cuidados para manter a saúde íntima. Cada um desses hábitos é uma maneira de prevenir-se de incômodos e doenças, como a candidíase. No entanto, uma pequena atitude da rotina pode estar colocando em risco essa região: a lavagem de suas calcinhas. Nesse momento, seguir algumas regrinhas pode fazer toda a diferença para o seu corpo. Você sabe o jeito certo de lavá-las? As médicas Dra. Laila Abib e Dra. Carolina Ambrogini trazem orientações importantes.

A maneira certa de lavar as calcinhas

A calcinha passa o dia inteiro em contato direto com a sua região íntima. Por isso, a lavagem da peça é de suma importância. “A forma mais indicada para higienizar as calcinhas é com um sabonete que tenha um pH neutro”, orienta a Dra. Laila. Alguns exemplos de produtos assim são os sabonetes usados por bebês e os específicos para roupas íntimas. A médica ainda alerta para o uso do sabão em pó comum, já que este pode alterar o pH da vagina e favorecer a proliferação de fungos ou bactérias. A Dra. Carolina completa a explicação. “As calcinhas devem ser higienizadas separadamente das outras roupas, podendo ser na máquina de lavar, desde que seja usado sabão neutro”.

Posso lavar a calcinha no chuveiro?

Esse costume de lavar a calcinha no chuveiro é muito comum entre a maioria do público feminino, visto que é possível limpar a peça logo após o uso. Vale ressaltar que essa lavagem deve ser feita com os sabonetes do tipo neutro. Ambas as ginecologistas comentam que não há problemas na prática. No entanto, a roupa íntima não deve ser esquecida molhada e pendurada na torneira do box. “A umidade do banheiro pode favorecer o crescimento de fungos”, explica Dra. Carolina.

Secar e passar: qual são as melhores formas?

Depois de cumprir com a lavagem adequada da calcinha, é muito importante colocá-la no lugar ideal para secar. “A melhor forma de secar as calcinhas é em local bem arejado”, explica a Dra. Laila. Você pode estender a peça no varal ou deixar em uma área que bata sol, por exemplo. Sobre passar ou não a peça, as duas médicas esclarecem que não há necessidade. A prática pode ser feita, no entanto, o mais importante está no momento de lavar e secar. Além disso, a peça pode ser guardada junto a outras roupas no seu armário. “Desde que seja um local arejado e sem mofo ou umidade”, avisa a Dra. Carolina

Anotou cada dica para seguir? Vale lembrar que mesmo com o uso do protetor diário, a calcinha precisa ser lavada. A parte boa é que a peça acaba durando mais, porque você não precisará deixar de molho ou esfregá-la para retirar possíveis corrimentos.


O artigo acima foi escrito originalmente para o site Só Delas.

Crédito de imagem: Shutterstock

2017 © Carolina Ambrogini

Desenvolvido por S2W