Open/Close Menu Site da Dra. Carolina Ambrogini, Ginecologista e Obstetra em São Paulo - SP, Especialista em Saúde Feminina e Sexualidade, consultório na Vila Olímpia.
O que fazer quando a cordinha do absorvente interno sumir

O que fazer quando a cordinha do absorvente interno sumir?

O absorvente interno é um item de higiene íntima que tornou o nosso período menstrual muito mais prático e confortável. Mas, como nem todas as meninas possuem intimidade com essa versão, ele ainda gera alguns receios como: “e se a cordinha sumir, vou ficar para sempre com o absorvente no corpo?” Bom, não é comum isso acontecer, mas se um dia a cordinha do seu absorvente interno sumir de forma inexplicável, não se desespere! É bem fácil resolver esse problema e nós vamos te ensinar. Para isso, contamos com as dicas de uma ginecologista. Confira!

Onde a cordinha do absorvente interno deve ficar?

Antes de mais nada é importante termos conhecimento sobre o jeito certo de colocar o absorvente interno. Segundo a ginecologista Carolina Ambrogini, a cordinha deve ficar para fora da vagina: “Ela não deve ser inserida junto com o absorvente, já que é utilizada para removê-lo”, diz. Para ficar mais claro, fizemos um passo a passo de como deve ser a colocação correta desse tipo de absorvente.

1) Com a mão que está livre, abra delicadamente os lábios da vagina, colocando a ponta do absorvente interno na abertura;

2) Bem relaxada, empurre o produto devagar até a vagina, usando todo o comprimento do dedo indicador;

3) Confira se a cordinha ficou para fora do seu corpo, assim a remoção do absorvente interno será bem mais simples. 😉

Se a cordinha sumir, como devemos agir?

A primeira coisa é não se desesperar: “Mantenha a calma. A vagina é uma cavidade fechada, portanto, o absorvente interno não ficará perdido pelo corpo”, explica a médica. Feito isso, ela ensina a melhor forma de remover o absorvente interno, caso isso aconteça: “É só introduzir o dedo dentro da vagina e procurar pela cordinha. Se ela não estiver presente, procure o próprio absorvente e puxe-o”, ensina.

Se você estiver muito nervosa, a especialista recomenda pedir ajuda para alguém (mãe, amiga, namorado) remover o absorvente. “Não é necessário ir a um pronto-socorro para retirar”, diz.


O artigo acima foi escrito originalmente para o site Só Delas.

Crédito de imagem: Shutterstock

2017 © Carolina Ambrogini

Desenvolvido por S2W