Open/Close Menu Site da Dra. Carolina Ambrogini, Ginecologista e Obstetra em São Paulo - SP, Especialista em Saúde Feminina e Sexualidade, consultório na Vila Olímpia.
histerectomia causa falta de libido

A única função do útero é gestar, ele não interfere em nada na produção hormonal e na sexualidade. Como na sua cirurgia também foram retirados os dois ovários, aí, sim, você pode ter um impacto negativo na sexualidade, e a reposição hormonal está indicada se não houver contraindicações. Se não foi esse o caso, procure a ajuda de um sexólogo para entender as razões da falta de libido.

Se fosse uma histerectomia simples, sem a retirada dos ovários, o procedimento não causaria diminuição da libido – isso já foi comprovado por diversos estudos. O útero é um órgão que representa socialmente o feminino – portanto, a retirada dele, e a consequente impossibilidade de engravidar, pode ter um impacto emocional negativo em algumas mulheres, que se sentem menos femininas.

Porém, trata-se apenas de mito, que devemos desconstruir, pois ficar com um órgão doente traz muito mais malefícios para a sexualidade do que a histerectomia.


Texto originalmente publicado no site da revista Cosmopolitan Brasil

Crédito da foto: Think Stock/Getty Images

2018 © Carolina Ambrogini

Desenvolvido por S2W