Open/Close Menu Site da Dra. Carolina Ambrogini, Ginecologista e Obstetra em São Paulo - SP, Especialista em Saúde Feminina e Sexualidade, consultório na Vila Olímpia.
sexo depois do parto

O sexo depois do parto normal

Depois que tive dois filhos de parto normal, percebi que o tamanho do meu clitóris aumentou e sinto menos prazer no sexo. O que faço?

Adriana Santana, pelo Facebook

– Para responder à sua pergunta, primeiro é preciso entender a anatomia do clitóris, nosso botão mágico do prazer. Ele se localiza na parte superior da vulva e possui duas partes: a externa, também conhecida como glande, com proporções de uma ervilha; e o prepúcio – sim, nós mulheres também temos –, que, assim como o dos homens, é uma pele que envolve o órgão genital.
O clitóris como um todo é capaz de gerar prazer. Mas é a glande a parte mais sensível, já que possui diversas terminações nervosas que se enchem de sangue durante a excitação. O impacto dos partos normais na glande é pequeno e só acontece quando o bebê é muito grande e ocorre uma laceração.
Acredito que não é esse o seu caso. O que deve ter acontecido com você é aquela sensação de flacidez ou de “vagina larga” que algumas mulheres sentem após o parto normal. Isso ocorre devido ao estiramento das fibras musculares na hora da expulsão do feto. Se o músculo fica mais relaxado e não volta ao normal, você passa a ter menor percepção do pênis e, consequentemente, menor estímulo às partes internas do clitóris que também auxiliam no prazer.
Mas, calma. É fácil resolver. Há os exercícios de Kegel, que, além de corrigir esse problema, ajudam a prevenir a queda da bexiga e incontinência urinária. Portanto, procure a orientação de um fisioterapeuta especializado em ginecologia e comece a praticar. Pode apostar que logo você sentirá até mais prazer do que tinha antes dos filhos, pois conhecerá seu corpo e terá músculos mais fortes para aprimorar suas sensações durante o sexo.

O puerpério está acabando…
… e você está com receio de como será a volta da rotina sexual depois da quarentena? Calma!

Vai dar certo. Veja três passos para encarar o retorno ao romance

1. Sem interrupções

A primeira coisa que você deve fazer é estabelecer uma rotina de sono para a criança, pois só assim terá momentos a sós com seu parceiro sem que sejam interrompidos.

+ Sexo na gravidez e no pós-parto: tudo o que precisa saber

2. Autoestima é tudo!

Com toda a rotina voltada aos cuidados com o bebê, é normal se deixar em segundo plano. Marque um horário no cabeleireiro, compre uma lingerie e aposente o sutiã de amamentação por algumas horas. Assim que seu médico liberar, tente também praticar atividade física. Estar bem com seu corpo e sua autoestima é fundamental para você se sentir mais segura.

+ “Nos primeiros meses do bebê, tem uma hora em que você pensa que nunca mais vai transar”, diz Lia Bock

3. Sem dor

A amamentação altera hormônios que podem dificultar a lubrificação. Por isso, a penetração pode doer. Capriche nas preliminares, compre um lubrificante íntimo e peça uma dose a mais de romantismo a seu companheiro.

2018 © Carolina Ambrogini

Desenvolvido por S2W