Open/Close Menu Site da Dra. Carolina Ambrogini, Ginecologista e Obstetra em São Paulo - SP, Especialista em Saúde Feminina e Sexualidade, consultório na Vila Olímpia.
Pílula anticoncepcional causa celulite?

Pílula anticoncepcional causa celulite?

É muito comum o uso da pílula anticoncepcional a partir de uma certa idade. O método é uma maneira eficaz de inibir a fertilidade da mulher. Além disso, por conta de sua composição, ela ajuda na reposição de hormônios para os casos necessários. Entretanto, existem algumas queixas quanto ao uso da pílula no que se refere às mudanças físicas causadas no corpo da mulher, como, por exemplo, o aumento de celulite. No entanto, o anticoncepcional é o real causador desse incômodo? Para responder e explicar essa dúvida, o Só Delas conversou com a ginecologista Dra. Carolina Ambrogini. Confira!

Pílula pode causar mudanças no corpo feminino

A pílula anticoncepcional é uma dos métodos contraceptivos mais utilizados. Sua composição, normalmente, apresenta os hormônios sintéticos estrogênio e progesterona. Por conta disso, ela pode provocar mudanças no corpo da mulher. Porém, isso vai depender de cada organismo, principalmente quanto ao nível de sensibilidade aos hormônios recebidos e os elementos presentes na pílula. Assim como explica a médica, geralmente, a maioria das usuárias não nota alguma diferença. “Uma pequena parcela, menos de 10%, pode sentir dor, aumento das mamas e retenção de líquido”, explica ela.

Mito ou verdade: pílula anticoncepcional causa celulite?

Diversas mulheres queixam-se sobre o aumento de celulite ao começarem a tomar pílula. No entanto, esse acontecimento não é diretamente ligado, como uma causa e efeito. “É difícil isolar a pílula como fator único, apesar de ser sempre ela quem leva a culpa”, ressalta a Dra. Carolina. É possível constatar que uma alimentação errada e a falta de prática de exercícios físicos são os maiores contribuintes para o aparecimento dos indesejados “furinhos”. Porém, para as mulheres que sofrem de retenção hídrica as chances de desenvolver o problema são reais.

E a pílula realmente engorda?

Essa informação é muito referente às pílulas de anos atrás. Atualmente, a composição do anticoncepcional apresenta ⅓ dos hormônios, comparando com as de antigamente. “Na grande maioria das vezes não vai ter nenhuma alteração de peso”, comenta a ginecologista. No entanto, é importante ressaltar os casos de mulheres que já apresentam uma disposição a reter líquido. Ao utilizarem a pílula, elas podem vir a sentir mais edema. Para quem está incomodada com o ganho de peso excessivo, é importante consultar o ginecologista. Em alguns casos, pode ser indicado parar com a pílula para analisar se ela é a real causadora.


O artigo acima foi escrito originalmente para o site Só Delas.

2017 © Carolina Ambrogini

Desenvolvido por S2W