Open/Close Menu Site da Dra. Carolina Ambrogini, Ginecologista e Obstetra em São Paulo - SP, Especialista em Saúde Feminina e Sexualidade, consultório na Vila Olímpia.
usar camisinha nas preliminares

É preciso usar camisinha até nas preliminares? Só de o pênis se aproximar da vagina sem proteção já corremos riscos de pegar alguma doença?

BRUNA, 32 ANOS, SÃO PAULO (SP)

Isso mesmo! Muitas pessoas usam a camisinha apenas para a proteção contra uma gravidez, e só na fase final da relação antes da ejaculação. No entanto, o simples contato do pênis com a vagina pode transmitir algumas ISTs (desde novembro de 2016, o Ministério da Saúde passou a usar a nomenclatura “IST,” infecções sexualmente transmissíveis, no lugar de “DST”, doenças sexualmente transmissíveis). A possibilidade mais comum de contágio dessa forma é o HPV, mas o herpes genital também é altamente transmissível e pode contaminar só pelo atrito. Outras doenças, como o HIV e a sifilis, precisam ter contato com sangue, que acaba acontecendo por micro-fissuras na mucosa durante a relação. Use sempre a camisinha em qualquer tipo de contato sexual, inclusive o sexo oral.


Pergunta e resposta originalmente publicadas na coluna mensal “Consulta Íntima”da Revista Crescer.

2017 © Carolina Ambrogini

Desenvolvido por S2W