Open/Close Menu Site da Dra. Carolina Ambrogini, Ginecologista e Obstetra em São Paulo - SP, Especialista em Saúde Feminina e Sexualidade, consultório na Vila Olímpia.
diferença entre DIU de cobre e DIU hormonal

Qual a diferença entre DIU de cobre e DIU hormonal?

O DIU de cobre e o DIU hormonal, também conhecido como SIU (Sistema Intrauterino), são dispositivos inseridos dentro do útero por um médico. Uma vez que não dependem da correta administração da usuária, esses métodos possuem eficácia superior quando comparados aos métodos de curto prazo, como as pílulas, injeções, anel e adesivo contraceptivo. Além disso, o DIU de cobre e DIU hormonal são métodos de longo prazo, que podem proteger a mulher durante 5 a 10 anos, dependendo do produto.

Ambos impedem a penetração e a passagem dos espermatozoides, não permitindo seu encontro com o óvulo. O DIU de cobre não possui nenhum tipo de hormônio, enquanto o DIU hormonal libera o hormônio levonorgestrel – semelhante ao hormônio feminino progesterona – dentro do útero. Além do efeito contraceptivo, o hormônio pode apresentar outros efeitos, como redução do fluxo menstrual.

Para utilizar um DIU não há restrições quanto à idade, basta que o sistema reprodutor feminino esteja amadurecido, ou seja, que a paciente já tenha passado pela puberdade, menstrue normalmente e que já tenha tido relações sexuais.

Converse com o seu médico ginecologista, apenas ele poderá dizer qual é o método contraceptivo ideal para você.

Fonte: HATCHER, R. A., RINEHART, W., BLACKBURN, R., GELLER, J. S. e SHELTON, J. D.: Pontos Essenciais Da Tecnologia de Anticoncepção. Baltimore, Escola de Saúde Pública Johns Hopkins, Programa de Informação de População, 2001.

2018 © Carolina Ambrogini

Desenvolvido por S2W