Open/Close Menu Site da Dra. Carolina Ambrogini, Ginecologista e Obstetra em São Paulo - SP, Especialista em Saúde Feminina e Sexualidade, consultório na Vila Olímpia.

1) O que é infecção urinária?

É a presença anormal de bactérias no trato urinário, ou seja, uretra, bexiga, ureter e rins, causando uma infecção no organismo. Se for na bexiga, chama-se de cistite. Já nos rins, é conhecida por pielonefrite.

2) Quais as causas e os sintomas?

As principais causas são migração das bactérias do trato gastrointestinal da região do ânus até a bexiga, assim como relações sexuais. Raramente a transmissão ocorre pelo sangue. Na maior parte dos casos, a infecção é provocada pela bactéria intestinal conhecida por Escherichia coli. Os sintomas comuns são vontade frequente de fazer xixi, liberação de pouca urina, perda de sangue no xixi, dor no baixo ventre.

3) É verdade que é mais comum em mulheres?

Sim, isso é fato. Especialmente entre 20 e 40 anos (idade reprodutiva) e nas gestantes. Também é comum após a menopausa, por causa da queda de estrogênio e microorganismos que protegem a região. Isso acontece porque o canal da uretra é menos no sexo feminino (tem apenas 3 cm nelas, enquanto a deles têm até 20 cm) e a vagina fica mais próxima ao ânus.

4) Como é feito o tratamento?

O tratamento é feito com bastante ingestão de líquidos (mais dos que os 2 litros recomendados normalmente) para estimular a urina e, nos casos mais graves, com a prescrição de antibióticos.

5) Tem como prevenir?

Felizmente, sim! A primeira dica é beber bastante água para manter o aparelho urinário ativo. Pois quando a gente faz xixi com frequência, “lavamos” a bexiga e a uretra. Além disso, é fundamental cuidar da higiene: usar o papel higiênico, ao limpar o xixi, de frente para trás (e jamais na direção contrária, do ânus para a vagina). Quando fizer cocô, se possível, o ideal é lavar com chuveirinho. Por último, trocar absorventes higiênicos com frequência e fazer xixi após a relação sexual.

2020 © Carolina Ambrogini

Website gerenciado por Meu Consultório Digital

Siga-me nas redes sociais
InstagramWhatsApp