Open/Close Menu Site da Dra. Carolina Ambrogini, Ginecologista e Obstetra em São Paulo - SP, Especialista em Saúde Feminina e Sexualidade, consultório na Vila Olímpia.
absorvente interno causa cólica

A cólica é um dos sintomas mais incômodos para as mulheres, embora ela faça parte de um processo natural do corpo feminino, que é a contração do útero para expulsar o endométrio e formar a menstruação. Durante o período menstrual, algumas meninas que tendem a sentir mais cólica naqueles dias ainda têm receio de usar absorvente interno com medo de piorar a situação. Mas, afinal, é verdade que o absorvente de uso interno pode causar essa dor? Consultamos uma ginecologista para esclarecer essa dúvida!

Absorvente interno pode causar ou aumentar a cólica?

Muitas mulheres ainda têm receio em usar o absorvente interno com medo que ele possa causar ou piorar a cólica menstrual. Segundo a ginecologista Carolina Ambrogini, não há risco deste item de higiene íntima causar a temida cólica. “Ao ser inserido, ele fica localizado na vagina apenas absorvendo o sangue que é expulso pelo útero, órgão que é o gerador das cólicas menstruais”, explica. Um cuidado importante, segundo os médicos, é não introduzir o absorvente profundamente, de modo que possa encostar no útero.

Sentir incômodo com o absorvente interno, sobretudo, é uma forma de verificar se você está colocando-o corretamente. Quando o absorvente interno está no lugar certo, você nem sente a presença dele em sua vagina. Se há dor, provavelmente a introdução não foi feita de forma correta.

Saiba como colocar o absorvente interno do jeito certo!

1) Com as mãos limpas, retire a parte de baixo do plástico protetor do absorvente interno puxando a fita colorida central;
2) Estique o cordão azul e comprove sua resistência;
3) Gire o cordão em movimentos circulares para abrir a base do absorvente interno;
4) Assim que a base estiver mais aberta, encaixe seu dedo indicador nela;
5) Com o dedo indicador já encaixado na base do absorvente interno, remova a parte de cima do plástico protetor.

Na hora de introduzir o absorvente interno, a dica é encontrar uma posição em que você possa ficar relaxada. Uma alternativa é que você fique de pé, com uma perna apoiada em um lugar mais alto, com as pernas separadas e flexionadas; ou então sentada, com os joelhos separados.
6) Com a mão que está livre, abra delicadamente os lábios da vagina, colocando a ponta do absorvente interno na abertura;
7) Bem relaxada, empurre o produto devagar até a vagina, usando todo o comprimento do dedo indicador.


Matéria originalmente publicada no portal Só Delas.

2020 © Carolina Ambrogini

Website gerenciado por Meu Consultório Digital

Siga-me nas redes sociais
InstagramWhatsApp