Open/Close Menu Site da Dra. Carolina Ambrogini, Ginecologista e Obstetra em São Paulo - SP, Especialista em Saúde Feminina e Sexualidade, consultório na Vila Olímpia.
Contraceptivos podem afetar minha performance esportiva

A maior parte das atletas do mundo usa pílulas anticoncepcionais para evitar uma gravidez não planejada. Enquanto a outra parte usa diferentes métodos, como dispositivos intrauterinos (DIUs), anticoncepcionais injetáveis e implante. Os contraceptivos hormonais não aumentam ou diminuem a força, a massa muscular ou a performance das esportistas. Alguns, inclusive, ajudam a aliviar os sintomas do período menstrual, diminuindo o fluxo e as cólicas, que são comuns nesta época do mês.
A influência dos contraceptivos hormonais nos níveis de testosterona é uma preocupação para as atletas e praticantes de atividades físicas, pois a testosterona possui ação direta no ganho de massa magra e na força muscular. Os contraceptivos orais combinados, ou pílulas, causam uma redução nos níveis de testosterona e podem afetar a performance esportiva. Porém, métodos hormonais, como SIU-LNG, não interferem nos níveis, pois têm uma ação local. Converse com o ginecologista sobre qual método contraceptivo é mais adequado para o seu caso.

#saudedamulher #saudedaatleta #ginecologia

Referências
https://goo.gl/4TMBTd – acessado em 19/07/2018
https://goo.gl/dy42m5 – acessado em 19/07/2018

2020 © Carolina Ambrogini

Website gerenciado por Meu Consultório Digital

Siga-me nas redes sociais
InstagramWhatsApp