Open/Close Menu Site da Dra. Carolina Ambrogini, Ginecologista e Obstetra em São Paulo - SP, Especialista em Saúde Feminina e Sexualidade, consultório na Vila Olímpia.

Você sabia que…
… o público feminino é o mais atingido por problemas gerados pelo fumo? No Brasil, enquanto os homens, cada vez mais, têm conseguido largar o cigarro, o número de mulheres tabagistas só aumenta: hoje, são cerca de 10 milhões, segundo o IBGE.
… o cigarro é, atualmente, responsável pela morte de 40% das mulheres com menos de 65 anos no país.

… o fumo passivo seria responsável pelo aumento dos partos prematuros, segundo estudo feito na Universidade de Hasselt, na Bélgica.
… segundo pesquisadores da Universidade de Milão, na Itália, o câncer de pulmão vai ultrapassar o de mama entre as mulheres europeias até 2015.
… cerca de 1/3 dos adolescentes brasileiros experimentam tabaco antes dos 12 anos e o percentual de meninas que começam a fumar antes dos 15 anos é 22% maior do que o de meninos.
… o tabagismo feminino deve dobrar entre 2005 e 2025.
… mundialmente, cerca de 250 milhões de mulheres são fumantes, a maioria nos países desenvolvidos, onde a ação da indústria do cigarro foi mais precoce.
… a pesquisa Vigitel 2010 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) demonstra três principais preocupações sobre o tabagismo no Brasil: a pauperização, a juvenilização e a feminização.
a dependência da nicotina provoca efeitos deletérios únicos no cérebro das mulheres, diminuindo a circulação de estrogênio, o que torna o cérebro mais suscetível a lesões cerebrais isquêmicas.
… vários estudos canadenses foram realizados, tentando relacionar o tabagismo e o câncer de mama. Conforme esse relatório, existem cerca de 20 carcinógenos no cigarro associados ao câncer mamário.
… o tabagismo é um reconhecido fator que eleva o risco de câncer de colo de útero, proporcional ao número de cigarros fumados por dia.

Fonte: Impacto do tabagismo na saúde feminina (2013), divulgado pela Aliança de Controle do Tabagismo (ACT)

Foto: Brandon Blinkenberg/FreeImages

2020 © Carolina Ambrogini

Website gerenciado por Meu Consultório Digital

Siga-me nas redes sociais
InstagramWhatsApp