Open/Close Menu Site da Dra. Carolina Ambrogini, Ginecologista e Obstetra em São Paulo - SP, Especialista em Saúde Feminina e Sexualidade, consultório na Vila Olímpia.

Se você está pensando ou já começou a transar, tem de andar com a camisinha na bolsa. Porque a gravidez não é o único motivo pelo qual a gente tem de usar anticoncepcional e preservativo, há outro que você obviamente já ouviu falar na escola: as doenças sexualmente transmissíveis. Mais conhecidas como DST, além de beeem chatas, elas podem causar problemas graves de saúde. E, como o próprio nome diz, elas são adquiridas por contato sexual.

As mais comuns são gonorréia, sífilis, herpes genital, HPV, hepatite B, linfogranuloma venéreo, cancro mole e, claro, AIDS. Fique sabendo que todas podem ser prevenidas com o uso de camisinha. Caso tenha dado mole, fique atenta. Sintomas como corrimentos na vagina e no ânus, ardência ou coceira (principalmente ao urinar ou na hora de transar) e feridas ou verrugas nos órgãos genitais precisam ser investigados: podem ou não ser DST.

O ideal mesmo seria marcar uma consulta com um ginecologista antes de iniciar a vida sexual, para tirar todas as dúvidas e começar a se prevenir. Sexo é bom, faz bem para a saúde – mas não tem por que correr riscos!

2020 © Carolina Ambrogini

Website gerenciado por Meu Consultório Digital

Siga-me nas redes sociais
InstagramWhatsApp