Open/Close Menu Site da Dra. Carolina Ambrogini, Ginecologista e Obstetra em São Paulo - SP, Especialista em Saúde Feminina e Sexualidade, consultório na Vila Olímpia.
efeitos do cigarro na mulher

O tabagismo pode prejudicar sua saúde de diversas formas. Além de aumentar o risco para o câncer ele pode causar mais de 50 tipos de doenças.

No Brasil, o ato de fumar é responsável por:

200 mil mortes por ano (23 pessoas por hora)

25% das mortes causadas por doença coronariana – angina e infarto do miocárdio

45% das mortes por infarto agudo do miocárdio na faixa etária abaixo de 65 anos.

85% das mortes causadas por bronquite crônica e enfisema pulmonar (doença pulmonar obstrutiva crônica).

90% dos casos de câncer no pulmão (entre os 10% restantes, 1/3 é de fumantes passivos).

25% das doenças vasculares (entre elas, derrame cerebral).

30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer (de boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia)*.

Efeitos do cigarro na mulher

Para a saúde da mulher, em especial, o ato de fumar é um agravante para a progressão da infecção pelo HPV, podendo facilitar o câncer de colo uterino. Além disto, o casal “fumante” tem maiores chances de infertilidade e fumar na gravidez pode causar danos ao feto e parto prematuro. Prevenção: Vacina contra o HPV reduziu em dois terços o número de adolescentes infectadas pelo vírus

Para as usuárias de métodos contraceptivos com hormônios, o tabagismo pode se sobrepor ao risco do método de acontecer uma trombose ou embolia, situações sérias que podem levar ao infarto, AVC e até mesmo a morte.

Se as razões acima ainda não te convenceram a parar de fumar, ainda há mais uma: o Tabagismo antecipa a idade da menopausa em até dois anos. Resumindo, além de diminuir seu tempo de vida, te expor à riscos, ele ainda te envelhece. Pense bem e procure ajuda para interromper o hábito. Hoje existem tratamentos muito eficazes.

* Dados da Fundação do Câncer


O artigo abaixo foi escrito por mim e originalmente publicado na coluna Ame seu Corpo da Revista Cosmopolitan Brasil.

2020 © Carolina Ambrogini

Website gerenciado por Meu Consultório Digital

Siga-me nas redes sociais
InstagramWhatsApp