Open/Close Menu Site da Dra. Carolina Ambrogini, Ginecologista e Obstetra em São Paulo - SP, Especialista em Saúde Feminina e Sexualidade, consultório na Vila Olímpia.
restrição para o uso do absorvente interno
O uso do absorvente interno ainda desperta algumas dúvidas em muitas meninas. Para ir na praia, na piscina, praticar esportes ou até mesmo se você quer se sentir mais confortável, sem nem perceber que está usando, o absorvente interno pode ser a melhor opção. O seu tamanho reduzido também é uma vantagem, já que fica mais fácil de carregar discretamente em uma bolsinha pequena. Basta colocá-lo da maneira correta, que é muito simples, e seguir as instruções. Mas será que existe alguma restrição para o uso desse tipo de absorvente? A ginecologista Carolina Ambrogini respondeu essa questão!

Há restrições para usar o absorvente interno?

A única restrição que pode existir para o uso do absorvente interno é caso a mulher tenha algum problema envolvendo sua região íntima. “As mulheres que estejam com alguma infecção vaginal ou que tenham alteração anatômica na vagina não devem usar absorventes internos”, afirma a ginecologista.

Muita gente ainda fica com medo de usar o absorvente interno quando ainda é virgem. Mas essa restrição não passa de um mito! Mesmo que a menina não tenha tido relações sexuais, não tem nenhum problema usar esse tipo de absorvente. “Virgindade não é contraindicação, pois o absorvente não rompe o hímen, mas não é recomendado ter relações sexuais com o absorvente interno”, esclarece ela.

Quais são as vantagens do uso desse tipo de absorvente?

A principal vantagem desse tipo de absorvente, segundo Carolina, é o conforto. Basta saber colocá-lo do jeito certo que você não vai sentir nenhuma dor ou incômodo. A profissional cita outras vantagens. “A possibilidade de entrar no mar ou piscina e praticar atividade física, pois ele é discreto, não marca a roupa e permite total mobilidade para a mulher”, diz. Você não precisa abrir mão de nenhuma atividade quando está menstruada, e o absorvente interno pode ser seu grande aliado para isso.

Absorvente interno também é indicado para fluxo intenso?

As únicas restrições para o uso do absorvente interno são as infecções e alterações anatômicas, que já foram citadas. “Fora isso, todas as mulheres podem usar, mesmo as que acabaram de menstruar. Nesse caso, sugiro começar com o mini para se acostumarem”, reforça a médica. Para quem tem um fluxo muito intenso, isso também não é um problema, basta optarem pelo tamanho Super e trocá-lo em intervalos mais frequentes.

2020 © Carolina Ambrogini

Website gerenciado por Meu Consultório Digital

Siga-me nas redes sociais
InstagramWhatsApp