Open/Close Menu Site da Dra. Carolina Ambrogini, Ginecologista e Obstetra em São Paulo - SP, Especialista em Saúde Feminina e Sexualidade, consultório na Vila Olímpia.
menstruação irregular pode atrasar

Quem tem o ciclo menstrual irregular vive o drama da menstruação surpresa: você nunca sabe ao certo quantos dias vai durar seu ciclo e, por isso, não consegue prever a chegada. Além disso, também é comum o fluxo variar a cada mês e a quantidade de dias do seu período também. Nesse caso, como saber quando o atraso indica algum problema?

Antes disso, vamos lembrar que o ciclo menstrual pode variar de 21 a 35 dias quando é regular e de 21 a 45 dias quando é irregular. Segundo a ginecologista Carolina Ambrogini, se a sua menstruação vem antes ou depois desse tempo, provavelmente houve alguma alteração na sua rotina e no seu organismo que pode estar ligada à diversos fatores, inclusive na fase de ovulação.

Até quantos dias é normal atrasar a menstruação?

O atraso da menstruação deve se tornar uma preocupação quando ultrapassar de 10 a 15 dias. Nesse caso, o primeiro passo é fazer um exame de gravidez. Se o resultado der negativo ou não tiver nenhuma chance de você estar grávida por outros motivos, marque uma consulta imediatamente com a sua ginecologista para investigar o que está acontecendo. Vários fatores podem interferir no ciclo menstrual, como:

– Transtornos emocionais: períodos de muito estresse e ansiedade;

– Parar ou mudar o anticoncepcional: até o seu organismo se readaptar ao novo cenário, pode ser que role um atraso na menstruação;

– Má alimentação e anemia: também atrapalham o funcionamento do ciclo menstrual;

– Tratamentos com antibióticos.

Em todo caso, não espere muito tempo para contar ao seu ginecologista o que está acontecendo, quanto antes você souber o que há de errado, melhor para a sua saúde! 😉


O artigo acima foi escrito originalmente para o site Só Delas.

2020 © Carolina Ambrogini

Website gerenciado por Meu Consultório Digital

Siga-me nas redes sociais
InstagramWhatsApp