Open/Close Menu Site da Dra. Carolina Ambrogini, Ginecologista e Obstetra em São Paulo - SP, Especialista em Saúde Feminina e Sexualidade, consultório na Vila Olímpia.

Para minha querida cidade,

Cara São Paulo, sabes, eu não posso dizer que sou uma genuína paulistana, porque não nasci nestas tuas terras. Vim do cerrado, lá de longe. Mas me conquistastes de uma forma, que hoje tenho orgulho de dizer: sou tua filha de coração.
Me adotastes como faz com todos os outros, abristes tuas portas e me deixastes entrar pelas tuas ruas já tão cheias de filhos. Não tens preconceitos, acolhes todo mundo.
Ricos, pobres, intelectuais, iletrados, arrogantes, humildes, vão todos entrando, sem pedir licensa. Não se importam se já estás abarrotada, querem um pedacinho de ti. E, como boa mãe que és, não decepcionas. Sempre dás um jeitinho de caber mais um. E ainda arrumas emprego, estudo, sempre cedendo, laceando seu coração para que todos tenham a pequena (ou grande) fatia do que lhes é de direito na vida.
Ah, querida, e como falão mal de ti…Claro, tu não és perfeita. Tens alguns defeitos. Mas quem não tem? O maldito trânsito e a poluição. Sim, são o que tens de pior. Também és muito cara, mas entendo que é necessário cobrar o teu preço. Violência? Tu sempre me protegestes, nunca sofri nada aqui. Concreto? Fazer o quê, és uma grande cidade, mas nunca fechastes tuas portas para os passarinhos que adoram tuas árvores centenárias. Aliás, és mais arborizada do que muita cidadezinha por aí. E como tuas árvores gostam de florir, te deixando sempre linda.
São todos uns injustos, aqueles que te xingam. Dás sempre o melhor do país, de estudo à oportunidades, de cultura à mais simples diversão, do finérrimo restaurante ao mais deliciosos pastel de feira, das lojas mais refinadas à divertida 25 de Março. Tens de tudo, um pouco e não te importas de dividir. Adoro isto em ti, tua diversidade.
Olha, sou sincera, não digo que nunca te trocaria por nenhuma outra cidade. Sim, te trocaria porque não gosto de me sentir presa a nada. Mas teria que ser por uma tão cosmopolita quanto tu, nada de cidade pacata. Credo! Gosto de agitação, de mil coisas acontecendo ao mesmo tempo, de cafés, de opções, de poder ir ao restaurante grego às duas da manhã, de ser bem atendida, de garçon agilizado, de shopping (ah, os seus são ótimos, por sinal), de poder escolher entre ir à peça da Fernanada Montenegro ou ao show daquele artista italiano que vai fazer uma única apresentaçao no país…e, claro, escolheu São Paulo.
Outra coisa boa que tens, são os cursos. De tudo que se possa imaginar. De pompoarismo à culinária à tecnologia. Todos te escolhem para oferecer conhecimento. És muito erudita.
Te escolhi para minha vida. És minha casa, meu lar. Posso estar na viagem mais maravilhosa, mas sempre tenho vontade de voltar para ti (mesmo chegando e dando de cara com a marginal Tietê).
Te amo, querida cidade! Feliz Aniversário!

2020 © Carolina Ambrogini

Website gerenciado por Meu Consultório Digital

Siga-me nas redes sociais
InstagramWhatsApp