Open/Close Menu Site da Dra. Carolina Ambrogini, Ginecologista e Obstetra em São Paulo - SP, Especialista em Saúde Feminina e Sexualidade, consultório na Vila Olímpia.
vagina vermelha e dolorida

Vagina vermelha e dolorida?

Provavelmente você deve estar com uma vulvovaginite, que é o nome técnico que damos quando existe alguma inflamação na vulva e na vagina. Na grande maioria dos casos, estas irritações são causadas por infecções, sendo a mais comum delas, a famosa candidíase. A Candida albicans é um fungo que habita todo o trato digestivo e também vaginal, portanto, faz parte do nosso corpo, não é algo que pegamos de alguém. A queda da imunidade ou desequilíbrios da flora vaginal causados por antibióticos, calor ou stress, são fatores que podem levar à candidíase.

Existem também infecções bacterianas que podem surgir na vulva em decorrência de pelos encravados ou de pequenas glândulas sebáceas que se inflamam, gerando dor e vermelhidão no local. O desequilíbrio da flora vaginal também pode causar a proliferação de algumas bactérias que causam corrimento amarelado e odor fétido na secreção vaginal.

Outra causa de vermelhidão e irritação nos genitais são as alergias e assaduras. Elas podem ser causadas por agentes irritantes que desencadeiam uma reação alérgica e também pelo uso de roupas apertadas e pelo calor.

Para evitar as vulvovaginites, tenha hábitos de vida saudáveis, já que uma boa imunidade conta muito na prevenção. Ter um hábito intestinal regular é outro ponto importante, já que boa parte da flora vaginal vem do intestino. Usar roupas arejadas e não permanecer com biquíni molhado são outros fatores importantes para a saúde vaginal.


O artigo abaixo foi originalmente publicado em minha coluna Ame seu Corpo da Revista Cosmopolitan Brasil. Boa Leitura!

2020 © Carolina Ambrogini

Website gerenciado por Meu Consultório Digital

Siga-me nas redes sociais
InstagramWhatsApp