Open/Close Menu Site da Dra. Carolina Ambrogini, Ginecologista e Obstetra em São Paulo - SP, Especialista em Saúde Feminina e Sexualidade, consultório na Vila Olímpia.
clitóris influencia no prazer

O tamanho do clitóris influencia no prazer?

O clitóris é um órgão cuja única função é proporcionar prazer à mulher. Ele tem duas partes, a interna que se localiza atrás dos lábios vaginais, envolvendo o canal vaginal que correspondem aos tecidos eréteis e a glande que é a parte externa e visível.

 A glande é recoberta por uma pele, o prepúcio, similar à glande do pênis e é, geralmente, do tamanho de uma ervilha. Na glande se concentram inúmeras terminações nervosas que são as responsáveis pelas sensações prazerosas quando há estimulação no local. O tamanho da glande é influenciado, principalmente, por fatores hormonais, sendo o estrogênio e a testosterona os dois hormônios que tem receptores no clitóris.

Quando a mulher passa por um estado de privação hormonal, como quando ela está há algum tempo na menopausa, o tamanho do clitóris diminui e fica mais difícil a percepção dos estímulos eróticos, levando a uma excitação demorada ou inexistente. Esta situação pode acontecer também em algumas mulheres que usam métodos contraceptivos hormonais de baixíssima dosagem hormonal por muitos anos.

A situação inversa acontece quando o clitóris recebe muito estímulo hormonal (geralmente de testosterona), ficando com a glande aumentada. Ao contrário do que se pensa, isto não significa ter mais prazer, já que o órgão pode fica muito sensível e doloroso com o simples toque da calcinha. Isto tem acontecido com frequência, pois o uso indiscriminado de androgênios para aumentar a massa muscular, pode levar a este efeito colateral.


O artigo abaixo foi originalmente publicado em minha coluna Ame seu Corpo da Revista Cosmopolitan Brasil.

2020 © Carolina Ambrogini

Website gerenciado por Meu Consultório Digital

Siga-me nas redes sociais
InstagramWhatsApp