Open/Close Menu Site da Dra. Carolina Ambrogini, Ginecologista e Obstetra em São Paulo - SP, Especialista em Saúde Feminina e Sexualidade, consultório na Vila Olímpia.
O uso do DIU é seguro em adolescentes

Os dispositivos intrauterinos (DIUs) não têm contraindicação relacionada à idade das mulheres. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, eles são totalmente seguros para adolescentes. Depois da inserção, que deve ser realizada pelo ginecologista, você não precisará mais se preocupar com uma gestação por, pelo menos, cinco anos. Além disso, a taxa de eficácia é superior à dos contraceptivos de curta duração.
Você ainda pode optar por um entre dois tipos de DIU: o de cobre e o hormonal. O primeiro tipo causa mudanças no tecido interno da parede do útero (endométrio), impedindo a fixação do óvulo no local. O segundo libera hormônio, que torna o muco cervical mais espesso e atrofia o endométrio, dificultando a passagem do espermatozoide e impedindo a fertilização.
Mas, seja qual for o método contraceptivo adotado, é muito importante continuar a usar camisinha, pois ela também protege contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Converse com o seu médico a respeito!
#saudedamulher #ginecologista #diu
Referências
http://bit.do/esg29 – acessado em 18/07/2018
http://bit.do/esg3e – acessado em 18/07/2018
http://bit.do/esg3i – acessado em 18/07/2018
http://bit.do/esg3r – acessado em 18/07/2018

2020 © Carolina Ambrogini

Website gerenciado por Meu Consultório Digital

Siga-me nas redes sociais
InstagramWhatsApp