Open/Close Menu Site da Dra. Carolina Ambrogini, Ginecologista e Obstetra em São Paulo - SP, Especialista em Saúde Feminina e Sexualidade, consultório na Vila Olímpia.
consulta com o ginecologista

As visitas ao ginecologista seguem a recomendação da frequência anual. Nesses casos, a consulta é feita para a realização de exames de rotina, como o preventivo. Em casos completamente diferentes, o próprio organismo sinaliza à mulher que há algo de errado com a saúde íntima. É como se o corpo usasse de alguns sintomas para mostrar isso. Nessas situações, a visita ao ginecologista deve ser imediata para que o profissional consiga entender o que pode estar causando esses sinais.

A coceira, por exemplo, é um dos sintomas mais comuns da candidíase. Causada pelo fungo Candida, a infecção causa também inflamação e corrimento branco e espesso. O diagnóstico só pode ser feitos com especialistas, mas essas alterações do comportamento da vagina já alertam a mulher para a presença do fungo. A ginecologista Carolina Ambrogini explica que sinais, além desses, podem indicar complicações!

Quais sinais indicam a visita imediata ao ginecologista?

Carolina indica que está na hora de marcar uma consulta no ginecologista sempre que a mulher sinta que algo não vai bem com a saúde genital. “Pode ser por um corrimento, menstruação com cólicas, intensa ou irregular, TPM descontrolada, sintomas de menopausa, aconselhamento de contracepção ou se preparar para uma gravidez”, explica ela. Dores abdominais fortes, o fluxo da menstruação aumentado e desregulado, odor forte, dor na hora de urinar e coceira também podem estar nessa lista.

Entretanto, existem sinais que podem estar dentro da normalidade. A secreção vaginal, por exemplo, é um sinal de que tudo está dentro da normalidade. Cores diferentes no ínicio e no fim da menstruação também são casos comuns. Apenas os profissionais podem indicar se o caso é preocupante ou não.

Por que é tão importante se consultar?

Ginecologistas são especialistas quando o assunto é saúde feminina! “Eles avaliam a saúde da mulher como um todo e fazem diversas orientações de prevenção de doenças e bem-estar”, comenta a Dr. Carolina. É importante fazer as consultas regulares para estar com a saúde totalmente checada. Visitá-los é a única forma de ter certeza de que tudo está correndo bem e saudável. “Muitas doenças como o câncer de mama ou o câncer de colo uterino são assintomáticas, só se descobre ao realizar exames preventivos”, explica ela.

Da adolescência à terceira idade a mulher vive momentos diferentes em relação à saúde. Em todas essas fases, os cuidados se diferenciam e as recomendações são outras. Somente o ginecologista, de preferência um que acompanhe a mulher em todos esses estágios, pode analisar o funcionamento corporal e fazer as melhores indicações.


Matéria originalmente publicada no portal Só Delas.

2020 © Carolina Ambrogini

Website gerenciado por Meu Consultório Digital

Siga-me nas redes sociais
InstagramWhatsApp