Open/Close Menu Site da Dra. Carolina Ambrogini, Ginecologista e Obstetra em São Paulo - SP, Especialista em Saúde Feminina e Sexualidade, consultório na Vila Olímpia.
tomar duas pílulas do dia seguinte

Funciona tomar duas pílulas para compensar o dia esquecido?

Isto vai depender do tipo de pílula anticoncepcional e principalmente da dosagem de hormônio contido nela, para algumas pílulas funciona, no entanto, existem pílulas de ultra-baixa dose hormonal, em que 12 horas de atraso podem causar um estímulo para ovulação. Geralmente, estas pílulas são aquelas em que possuem 24 comprimidos ativos e 4 dias de pausa ou 4 comprimidos inativos. No caso de esquecimento de um comprimido, o certo é tomar o esquecido assim que a pessoa se lembrar e tomar o comprimido certo do dia, se ela se lembrar somente no dia seguinte ao esquecimento, tomar as duas pílulas, porém usar o preservativo até o final da cartela.

O ideal é que a mulher sempre pergunte ao seu médico o que fazer quando esquecem um comprimido e na impossibilidade de fazer isto, ler a bula, pois nela existem orientações no caso de esquecimentos.

Sempre que isto ocorre, a possibilidade de gravidez aumenta, independente do tipo de pílula, por isto um cuidado maior é necessário. Além disto, podem ocorrer sangramentos em escape, que são aqueles semelhantes à borra de café que são chatos e podem durar até o final da cartela.

Por isso, tenha sempre um horário certo para tomar a sua pílula. Ajuda colocar um alarme no celular ou marcar em algum aplicativo. Se você for daquelas que todo mês esquece uma pílula da cartela, talvez seja interessante trocar por métodos com maior facilidade de uso como o DIU, o implante, o injetável ou o anel vaginal. Por dentro do assunto: 10 perguntas respondidas sobre DIU, SIU e implante subcutâneo


O artigo acima foi escrito por mim e originalmente publicado na coluna Ame seu Corpo da Revista Cosmopolitan Brasil, sob o título “Funciona tomar duas pílulas para compensar o dia esquecido ?”.

2020 © Carolina Ambrogini

Website gerenciado por Meu Consultório Digital

Siga-me nas redes sociais
InstagramWhatsApp