Open/Close Menu Site da Dra. Carolina Ambrogini, Ginecologista e Obstetra em São Paulo - SP, Especialista em Saúde Feminina e Sexualidade, consultório na Vila Olímpia.
tudo sobre o hímen

Tudo sobre o hímen

O hímen é uma membrana rósea, da mesma cor da pele da vagina, que envolve a entrada da mesma por dentro. Ele tem um orifício no meio para que o sangue menstrual desça. Normalmente, quando é rompido, sangra discretamente. Mas nem sempre há sangramento. Se ele rompeu ou não, apenas um ginecologista treinado será capaz de identificar, por meio de um exame ginecológico. Hímens elásticos, imperfuráveis ou inexistentes são extremamente raros. Pelas figuras a seguir você pode ter uma ideia de como é essa “polêmica” estrutura do corpo feminino.

himen 1himen 2

Hímen rompido. Calma: a vagina não fica aberta assim… a figura é meramente explicativa.

E atenção: os homens NÃO conseguem identificar, durante a penetração, se o hímen da mulher está rompido ou não. Se você não quiser contar, não tem como ele saber!

Agora que você já sabe do que se trata o hímen, pergunto: será que ele é tão importante assim? Para mim, esse questionamento sobre virgindade não é tão relevante. Quando o tema vira um tabu dentro de casa, mães e filhas perdem a oportunidade de ter uma conversa legal e aberta sobre sexualidade. E, mesmo que os pais não aprovem, proibir só aumenta as chances dos adolescentes transarem escondidos, sem proteção e correndo o risco de adquirir uma doença sexualmente transmissível ou engravidar.

PS. Se você está preocupada com a sua primeira vez, confira algumas dicas aqui.

2020 © Carolina Ambrogini

Website gerenciado por Meu Consultório Digital

Siga-me nas redes sociais
InstagramWhatsApp