Open/Close Menu Site da Dra. Carolina Ambrogini, Ginecologista e Obstetra em São Paulo - SP, Especialista em Saúde Feminina e Sexualidade, consultório na Vila Olímpia.
   Queridas, depois de uma semana com uma gripe horrível, estou de volta com um tema bem pertinente: menopausa. Você pensa nela? Tem medo dela? Prefere nem pensar, já que entrar na menopausa é ficar velha e você nem quer lembrar que um dia isto vai acontecer. Pois vai, e não necessariamente vai ser ruim.
   Sabe, eu penso na menopausa. Tá bom, sou ginecologista e trabalho muito com mulheres nesta fase da vida. Sim, e fico me imaginando na menopausa. Me vejo serena, mais calma, mais dona do meu tempo.
  Me imagino mais segura de tantas coisas, mais sabia, desfrutando a vida. Quando eu entrar na menopausa (a média das mulheres brasileriras é de 48 anos) meus filhos vão estar com quase 20 anos, espero que aptos para escolherem seus caminhos. Vai ser mais fácil sair pra passear com meu marido , espero que ele ainda esteja ao meu lado. Vamos partir para bem longe, numa nova lua-de-mel, renovar nossos votos.
   Quero estar trabalhando e muito,  mas sem desespero. Fazendo cursos, indo para congressos. E, não tem jeito: praticando muuuita ginástica. Este é o segredo para um corpo saudável, junto com alimentação. Ainda bem que gosto. Não tenho medo de envelhecer, acho que cada idade tem sua beleza, seu charme. E se não estiver me sentindo bem comigo mesma, se precisar, faço plástica sim.
   Vou usar hormônio? Não sei, mas se os sintomas da menopausa vierem fortes, vou usar também. Sem medo. Me recuso a ficar infeliz. E o câncer de mama? Olha, cada hora é uma notícia diferente. Agora, pasmem, viram que aquelas mulheres do WHI (sabe, aquele estudo polêmico que fez todo mundo ter medo dos hormônios) que estavam usando somente estrogênio (não a combinação estrogênio-progesterona prescrita para as mulheres que tem útero) tiveram MENOS câncer de mama do que as que não usaram hormônio! O estrogênio protegeu! Saiu no JAMA de Abril deste ano, amigos ginecos. Pois é, cada hora descobrem uma coisa nova, então quando chegar a minha vez eu decido.
   Sabe o que eu percebo, a mulher que sofre muito com a menopausa é aquela que já estava insatisfeita com a vida antes, que não trilhou os caminhos que almejava. Daí vem a natureza, que é cruel com as mulheres neste aspecto, e fala: ” olha, bem, você está envelhecendo, não vai mais nem ovular e procriar, o tempo está passando”. Instalou-se a crise. Não por conta da menopausa em si, mas pelo casamento falido que ela continua, pelo trabalho que não curte, pelos anos que perdeu sem rumo, sem coragem para mudar.
   Portanto, queridas, aconselho que pensem sim na menopausa. Que pensem no rumo que a vida de vocês está tomando hoje e se é isto mesmo que querem. Assim, quando a menopausa chegar, vão estar felizes e vão continuar pelas novas aventuras que esta fase vai trazer,  como todas as outras.
Bjs e até mais
P.S. – Gostaram do novo visual do blog? Espero que quando a menopausa chegar, eu ainda tenha este espaço para dialogar com vocês e expor as minhas opiniões que , se Deus quizer, vão estar mais maduras e sábias. Daí também vou mudar o lay-out do Blog para uma mulher sem tanta correria, tomando um vinho, observando o horizonte…
Obrigada a ilustradora Cecília Murgel, que com seu talento, soube transformar em desenho minhas idéias.

2020 © Carolina Ambrogini

Website gerenciado por Meu Consultório Digital

Siga-me nas redes sociais
InstagramWhatsApp